O Kinjo – Peruvian & Japanese Food, localizado no tradicional bairro de Copacabana, é o primeiro restaurante Nikkei do Rio de Janeiro.
O Kinjo – Peruvian & Japanese Food, localizado no tradicional bairro de Copacabana, é o primeiro restaurante Nikkei do Rio de Janeiro.
Desfrutar da boa gastronomia por um valor justo e acessível. Essa é a proposta da Rio Restaurant Week, que chega à sua 27ª edição, entre os dias 23 de maio e 23 de junho, em 50 restaurantes do Rio de Janeiro. Desta vez, o evento apresenta o tema “Revolução Vegetariana” e convida os chefs a criarem uma opção do menu com novas texturas, sabores e combinações, longe de carnes de origem animal, para acolher também esse público.
“Não se trata de uma celebração do vegetarianismo, mas um convite à reflexão sobre as escolhas alimentares, contribuindo para um futuro não apenas sustentável, mas mais consciente", explica Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week. O cliente, por sua vez, além da experiência, movimenta o setor e fomenta a rica cultura gastronômica do país.
Os ingredientes do Brasil são riquíssimos, é possível explorar receitas incríveis com a matéria-prima que vem dos vegetais, aliando cultura, condições climáticas favoráveis e técnicas de preparo. Uma espécie de movimento cultural que estimula a experimentação.
O tour gastronômico é o momento ideal para o público curtir restaurantes que gostaria de ir, mas que em um período normal ficam acima da média financeira. Durante o festival, as casas participantes criam um menu especial para a ocasião, com entrada + prato principal + sobremesa, em três categorias diferentes: Tradicional, Plus e Premium.
"Procuramos fazer a Restaurant Week sempre mais completa para o consumidor e, desta forma, construir pontes e elos com os restaurantes. Agregar a experiência aos sentimentos, à estética, ao repertório, à linguagem e à expressão que a quarta arte pode nos proporcionar, é também uma oportunidade para construir experiências mais prazerosas para o público", destaca Reis.
Essa edição segue o padrão de valores fixos para cada menu. No tradicional, o almoço custa R$54,90 e o jantar R$69,90, já no plus, o almoço sai a R$68,90 e o jantar custa R$89,90. Na categoria premium, sai por R$89,00 o almoço e R$109,00 o jantar. Em todas as categorias sugerimos a doação de R$2 para o Gastromotiva. Os restaurantes participantes oferecem duas opções de cada item, para que o cliente escolha a de sua preferência. Bebidas, couvert e serviço não estão inclusos no valor.
A responsabilidade social é uma das marcas da Restaurant Week. O evento promove incentivo social que, nesta edição, é direcionado ao Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que transforma, através da educação, articulação comunitária, combate à fome e ao desperdício, com a contribuição adicional de R$2,00 na conta. A doação é opcional e o valor é acrescido à conta final do cliente. Conheça mais @gastromotiva.
Os comensais podem contar, também, com uma plataforma online, a Maître, de reservas para os restaurantes, que pode ser acessada diretamente no site do festival – www.restaurantweek.com.br. Para os menus Premium, a reserva é obrigatória.
Menu Tradicional: Almoço R$ 54,90 e Jantar R$ 69,90
Menu Plus: Almoço R$ 68,90 e Jantar R$ 89,90
Menu Premium: Almoço R$ 89,00 e Jantar R$ 109,00
Fomos convidados a conhecer o boteco recém aberto Colinda, que fica localizado na Barra da Tijuca, aos pés da estátua da Liberdade, no New York City Center. Um lugar super charmoso, e com um ótimo atendimento, qualquer dúvida ou dicas os atendentes estão prontos para ajudar.
Cada detalhe do Colinda foi
pensado justamente para elevar a potência e a parceria entre as mulheres. Desde
o nome, colab entre lindas, até a arquitetura, assinada por Elvira Lousada, as
mulheres são reverenciadas. O espaço arrojado e espaçoso é decorado com
diversas figuras femininas e seu design traz destaque até para o para o
banheiro, amplo, com bastante luz, espelhos e ar-condicionado. Dividido em
cinco ambientes, o empreendimento tem um local dedicado à música e uma
programação com DJs e música ao vivo.
Além da atmosfera, a carta de
comidas e bebidas é desenhada para que as mulheres se sintam em casa, numa roda
de conversa com as amigas. Para acompanhar esse papo, a mixologista Mariana
Buriti traz coqueteis autorais. Os nomes são inspirados nas quatro personagens
de “Sex and the city”: Miranda (jim beam, maracujá, jasmim, licor de avelã e
vinho tinto); Samantha (gin, limão, aperol, grapefruit, rosas e espumante
rosé); Carrie (vodka, limão, framboesa, baunilha e espuma de coco) ou Charlotte
(rum parnaioca, BatBat de coco e macadâmia) a R$ 37 cada um.
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Pedi o Carrie o mais pedido do restaurante: delicia! |
O BatBat utilizado em Charlotte
também é uma assinatura da casa. As clássicas batidas de boteco ganham uma
releitura com gelatos artesanais. Há as versões tradicionais, como coco ou
manga e maracujá com vodka (R$ 34), ou a opção de criar a sua própria combinação
(R$ 42). Como se trata de um boteco, mas com sofisticação, a carta de vinhos
não podia ficar de fora, porém com uma lista enxuta, mas muito bem selecionada
em parceria com Rafael Ferrari, da Castas Importadoras.
O chef Jonathan Santos, que é um dos sócios do projeto ao lado de Fábio Pacheco e tem passagens pelo Belmonte, Grand Hyatt e La Serena, em São Paulo, adicionou à lista de pratos de bares, opções da sua época da alta gastronomia e apresenta risotos, massas e carnes na parrilha. Destaque para o Risoto Amalfi, com pro seco e parmesão (R$ 68).
Fetuccini com ragu de leitão, azeitonas pretas, tomate, cereja, manjericão e pecorino (R$ 75); Pupunha na brasa (R$ 56) e o Bife de ancho (R$ 89). Eu optei pelo cardápio executivo, que tem uma entrada, uma salada deliciosa, e outros pratos para você decidir. Os valores começam a R$29,90 e vai aumentando conforme você fizer sua escolha.
Endereço: NewYorkCityCenter -
Av. das Américas, 5000 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.
A casa, com certeza, mais portuguesa do Rio de Janeiro chega ao Botafogo Praia Shopping, trazendo sua autêntica culinária lusitana, que conquistou os cariocas. Esse é o terceiro restaurante do Sardinha Taberna Portuguesa com unidades que já são sucesso no Leblon e na Barra da Tijuca (BarraShopping). Além de fazer uma “verdadeira viagem” à terrinha em plena Cidade Maravilhosa, através do ambiente, música e sabores, o cliente ainda pode desfrutar de uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar, um dos cartões postais mais emblemáticos do Rio.
Um
dos diferenciais da nova casa é a capacidade de lugares para 130 pessoas num
espaço de 185m² super charmoso de paredes revestidas com os tradicionais
azulejos portugueses azuis e brancos. Além da vitrine de vinhos no salão com
rótulos portugueses, para todos os paladares.
A
marca idealizada para as pessoas matarem a saudade de Portugal, consolida
sucesso absoluto desde a abertura em 2021. À frente dos negócios estão os
sócios Cecílio - famoso e querido garçom do Jobi por mais de 20 anos, que se
uniu aos portugueses Gonçalo Carvalho (da Hamburgueria da Alfândega, Kebab
Shop, Oggi Pizza Napoletana, Low Fire Smokehouse e Juarez Cocina Mexicana), ao
Hugo Florido (do Mirante da Prainha, em Grumari) e ao libanês Moux Ariss (do
Low Fire Smokehouse, Kebab Shop e Juarez Cocina Mexicana). Eles explicam a
essência do Sardinha e o porquê da escolha do Botafogo Praia Shopping para
receber a nova unidade.
“Nascemos
com um propósito que não abrimos mão e, até hoje, nos mantemos fiel a ele:
servirmos a típica cozinha das tabernas portuguesas com modernidade, sem abrir
mão da essência e tradição. O Sardinha sempre vai ser o local onde será
possível matar as saudades de Portugal. Elegemos o Botafogo Praia Shopping para
ser nossa terceira casa pela reforma estrutural que o shopping teve e pelo mix
de novas lojas que abrigou. Isso sem falar da vista espetacular que os clientes
poderão desfrutar”, declaram os sócios.
Menu
Para
forrar a barriga:
O
cardápio começa com opções deliciosas e repletas de sabor como o clássico
bolinho de bacalhau em formato original português (R$38,90 – 4 unidades); o
mata bicho (R$17,90), pão de fermentação natural, azeitonas portuguesas
marinadas, manteiga d’ervas e patê de sardinha. Também há a tradicional punheta
de bacalhau (R$35,90); Sardinha assada à portuguesa (R$43,90 – 3 unidades)
acompanha por tostas e a Tábua Sardinha (R$62,90) com jamón, chouriço tipo
Arganil, queijo seco, queijo tipo Serra da Estrela, entre outros.
Sandochas:
Esta
categoria do menu consiste em três clássicos sanduíches portugueses: o bifana
(R$31,90), o mais famoso de Portugal feito com carne suína marinada em vinho
branco e mostarda; o tradicional prego (R$39,90), feito com filé no pão e
queijo artesanal; e a Francesinha (R$69,90), tradicional receita do norte de
Portugal com filé mignon, jamón e chouriço português, além de um molho
levemente apimentado.
Clássicos
dos balcões:
Ala
do cardápio que faz sucesso nas casas traz a empada portuguesa de bacalhau
(R$13,90 – unidade); o bolinho de alheira (R$28,90 – 4 unidades), típica
linguiça portuguesa; chouriço tipo Arganil (R$49,90), assado inteiro na
aguardente portuguesa, entre outras opções.
Para
encher a mula:
Na
parte dos principais há o bacalhau com natas (R$69,90), feito com bacalhau
desfiado, batata portuguesa e creme de leite. Há também a Terra e Mar (R$99,90)
com filet mignon e camarão VG, acompanhados de legumes grelhados; a alheira de
boticas (R$59,90), servida com arroz, fritas e ovo estrelado, além do Nacos de
Vitela à Mirandesa (R$83,90), filet mignon com o tradicional molho de
Mirandela, servido com batata a murro.
Outras
excelentes sugestões são: o bacalhau à Brás (R$69,90), feito com bacalhau em
lasca com batata palha e gema de ovo confitada; o cordeiro assado – Chanfana
(R$99,90), que consiste em cordeiro assado em vinho, inédito no Brasil, uma
receita portuguesa com mais de 2 séculos de história, e a posta de bacalhau à
azeiteiro (R$119,90), lombo de Gadhus Morhua (300g) com batatas a murro além de
muito azeite e alho; o bacalhau à Gomes Sá (R$199,90 – serve 2 pessoas), um
super clássico com bacalhau em lascas e batatas em rodelas.
O
Bife à Portugália (R$69,90) também merece destaque, feito de filet mignon com o
tradicional molho da cervejaria mais famosa de Portugal e ovo estrelado.
De
lamber os beiços:
Para
encerrar a experiência pela gastronomia portuguesa, as sobremesas são
perfeitas! Uma ótima pedida é o Dom Rodrigo (R$31,90), uma memória afetiva das
férias no Algarve. Holofotes para o toucinho do céu (R$36,90), o mais
tradicional dos conventos, além dos clássicos, pastel de nata (R$13,90); O
delicioso bolo de laranja ao Algarve e sua calda de Porto Tawny (R$31,90) e o
doce da casa (R$24,90), famosa sobremesa presente na ementa de quase todas as
tascas e tabernas portuguesas.
Cardápio
executivo:
Para
a hora do almoço ficar ainda mais saborosa, há a opção do menu executivo,
servido de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 12h às 16h. O cardápio
contempla entrada, prato principal e sobremesa ou café, por R$64,90. Às
segundas é dia de bacalhau com natas. Já às terças, é possível pedir arroz de
polvo. Nas quartas é a vez das lulinhas com arroz de tomate; às quintas a
pedida é o arroz de Tamboril com camarão, sucesso entre os clientes. E para
fechar com chave de ouro, às sextas o arroz de pato é o protagonista. Todos os
pratos listados acima acompanham saladinha de alface. O Bife à Portuguesa e o
Bacalhau à Brás são opções fixas e podem ser pedidos de segunda à sexta (exceto
feriados).
Endereço:
Praia de Botafogo, 400, loja 404 – Botafogo Praia
Shopping, Rio de Janeiro - RJ
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 11h30 às 23h;
sábado e domingo, das 12h às 23h
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